Booksmart (2019)

Uma espécie de versão feminina de Superbad. Muito bem dirigido por Olivia Wilde - sim, A Olivia Wilde -, com produção executiva de Will Ferrell e Adam McKay. Brilhantemente evita duas armadilhas típicas de comédias com adolescentes: não é moralista e as suas personagens não pedem desculpa pelo que são. Divertidíssimo..

Der Untergang (2004)

Apeteceu-me rever este filme sobre a capitulação de um país dominado por um déspota desequilibrado, que distribuía cargos a torto e a direito e que tinha desprezo absoluto pelo seu povo. Não sei porquê.

The Last Dance (2020)

22 anos depois de ser gravado, finalmente se juntou a fome com a vontade de comer e ele saiu. Isso adicionou-lhe um interesse especial: o de ver como aqueles basquetebolistas são agora pessoas cuja sombra se estende muito para trás e que existem mais no que foram do que no que são. Considerem apenas o seguinte: a espera entre a gravação e a estreia desta série foi mais longa do que toda a carreira de Michael Jordan na NBA. É um documentário repleto de conteúdo e de figuras "larger than life", mas confesso que achei o vaivém entre épocas um pouco cansativo.

Robin Hood: Prince of Thieves (1991)

Revi-o depois de, à vontade, umas duas décadas e percebi que talvez tenha sido a primeira vez que vi o Morgan Freeman. Já não me lembrava de como tem pormenores divertidos, como a mistura das aventuras de Robin Hood com bruxaria e pactos com o demónio, e os efeitos pré-CGI (o Terminator 2 estreou poucas semanas depois dele, tornando-o de repente uma coisa do passado). Porém, aquele plano que acompanha a flecha até à árvore ficara-me na memória. Acho que finalmente descobri como o fizeram e deixo a resposta que escrevi para o Quora aqui nos comentários..

Homecoming s02 (2020)

Este projeto paralelo do Sam Esmail já tinha sido das melhores coisas a estrear em 2018, e a 2ª temporada é um portento. Um longo episódio de Twilight Zone com um toque dos anos 70, atores ótimos, trilha poderosíssima..

Hagazussa (2017)

Um belo filme de terror. Quem gostou de A Bruxa vai gostar também. Recomendo para quem se interessar por pelo menos três dos seguintes itens: bruxaria; o Feminino; maternidade; os Alpes; dialetos austríacos.

Le Mépris (1963)

Logo no início, cita-se Bazin: «O cinema substitui o nosso mundo por um mundo que corresponde aos nossos desejos». Corta para Bardot nua e Piccoli dizendo-lhe que a ama por completo. Nela JLG tem a estrela que Anna Karina não era. Mostrar BB é fazer o espectador participar de uma reflexão sobre a sua relação com o corpo feminino na tela e, por outro lado, com a própria Bardot enquanto fenómeno. Que arte esta, que faz de alguém fenómeno apenas mostrando-lhe a existência. Como diria Žižek, isto é o Cinema ensinando-nos o desejo, mas também é só um aspecto de um pensamento maior sobre uma sua contradição essencial: a de tentar revelar a verdade necessariamente através (ou no seio) da ilusão. A impossibilidade da comunicação entre personagens reflete, precisamente, essa frustração essencial. Lang, o cineasta dos espaços abertos, interpreta-se a si mesmo num filme cujo Cinemascope só serve para revelar a solidão intrínseca das pessoas que os percorrem. E eu revi-o puxando a cor e o contraste ao máximo, como me lembro de tê-lo visto há 20 anos no TAGV, em Coimbra..

Normal People (2020)

Foi-me recomendada por um amigo, comecei a ver e só depois é que descobri que está a ser adorada por montanhas de pessoas. No início, torci um pouco o nariz: "o que é isto, o Morangos com Açúcar na Irlanda?". Revelou-se-me depois a rara sensibilidade e realismo com que ela mostra um primeiro amor da adolescência à juventude — ou seja, o anti Morangos com Açúcar, se quiserem. Bonita série..

Borgen (2010)

Acabei de rever a 1ª temporada. O seu brilhantismo está em fazer precisamente o contrário de House of Cards: em vez de uma pessoa má conquistar o poder para se beneficiar, vemos como o mero exercício do poder é suficiente para transformar uma pessoa com boas intenções. Ainda uma das mais fascinantes séries dinamarquesas que vi e com certeza uma das melhores ficções políticas de sempre..

Norsemen (2016)

Cacei de um comentário de um amigo no Facebook e fui ver na Netflix. Uma paródia norueguesa de "Vikings", com a particularidade (rara hoje em dia) de ter sido gravada simultaneamente em norueguês e em inglês. Reparem como logo na cena inicial (em que um escravo reclama da dificuldade de comunicação a bordo do dracar) se sublinha uma sátira que tem como alvos não só o presente e o passado mas também a forma como o passado é representado hoje em dia. Quase um Asterix para o século XXI. Tonta e deliciosa..

Vivre Sa Vie (1962)

No musical Une Femme Este Une Femme, "Angela" era uma figura essencialmente da ilusão e do espetáculo. Aqui, "Nana", prostituta por não conseguir ser atriz, está antes do cinema, antes da ilusão. Ou será Nana a Angela depois de falhar os seus sonhos? Godard neorrealista, mas, acima de tudo, construindo e desvendando o fenómeno Anna Karina.

Beasty Boys Story (2020)

Spike Jonze filma Ad-Rock e Mike D lembrando o seu percurso, homenageando Adam Yauch e pedindo desculpas por um dia terem sido misóginos. Enternecedor e divertido, mas achei o hype exagerado. Don't believe the hype.

ECAL Instagram Live: Jean-Luc Godard (2020)

Há um mês, Godard foi entrevistado para uma live. Está velhinho e parece ter um Parkinson leve. Diz tranquilamente que está a perder a memória de curto prazo e e até já se vai esquecendo de algumas palavras. Mas ainda manda umas bocas ótimas.


Une femme est une femme (1961)

"Não sei se isto é uma comédia ou uma tragédia, mas, em todo o caso, é uma obra-prima". Godard engraçadinho.

How I Met Your Mother (2005)

Revi uns episódios da 1ª temporada ontem. Sempre defendi. Ainda é claro que, sob a capa de uma sitcom bobinha, é um grande artesanato sobre a arte de contar histórias. Porém, uma coisa sobressaiu: como a personagem do Ted é INSUPORTAVELMENTE chata.

Cheers, "The Boys In The Bar" (s01e06, 1983)

Durante a quarentena, terminamos Friends e, pelo meio, comecei a rever Cheers. Friends faz-me rir, mas Cheers é sitcom para gente grande. Pensem que este episódio sobre um ex-jogador de basebol que se assume gay passou na TV aberta americana em pleno início do pânico da AIDS. É um triunfo de coragem. Cheers tinha personagens de carne e osso em episódios que, considerando tudo, são peças de teatros de 2 atos. Toda a gente ali é meio falhada, meio melancólica, meio triste. Que série incrível.

À bout de souffle (1960)

Li uma vez que o primeiro do Godard tinha envelhecido mal. Discordo. É um filme com energia, luminoso, tão inconsequente quanto relevante. Ou seja, jovem para sempre..

Alphaville (1965)

Na distopia de Godard, quem se comportar de maneira ilógica é executado. 1/3 dos eleitores brasileiros já não se safava.

8½ (1963)

Fala-se muito de superação do neorrealismo, do bloqueio criativo de Fellini, etc, etc. Fala-se pouco de ser belíssimo. Eu diria mesmo "ó filme bonito do cacete, meu deus".

9 pensamentos sobre o especial de Natal Porta dos Fundos

(contém spoilers)

1. Pessoas como a minha avó, que dizia «graças a Deus, muitas, graças com Deus, nenhumas», têm o direito de não gostarem do especial de Natal Porta dos Fundos sem serem classificados como opositores da liberdade de expressão. Porém, cabe perguntar o porquê da ofensa. O especial "perturba a fé" das pessoas? Não consigo entender como uma doutrina construída ao longo de 2 mil anos e seguida por bilhões de pessoas pode ser "perturbada" por um especial de comédia de 44 minutos.

2. Fui educado católico: fiz a primeira comunhão, o crisma, anos de catequese e reconheço muito de bom naquilo que aprendi. Acho muito mais insultuoso, tanto para qualquer católico quanto para qualquer cidadão, que haja um crucifixo pendurado na parede do Supremo Tribunal Federal.

3. Por que há cocktails molotov atirados à Porta dos Fundos, mas não à porta do Vaticano quando se revelam os abusos sexuais por padres católicos? Ou à porta das igrejas evangélicas quando se revelam os abusos sexuais por pastores?

4. No especial, a dado momento, descobre-se que o namoradinho que Jesus terá supostamente arranjado é, na verdade, o Diabo. É uma perspectiva interessante, humorística, sobre os 40 dias que Jesus passou no deserto e as tentações que sofreu. Por que isto é ofensivo?

5. É ofensivo por sugerir que Jesus pode ser gay. No passado, já se disse que ele teve relações, casou, teve família (“A Última Tentação de Cristo”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, “O Código Da Vinci”), mas dizer que Cristo é gay é dizer que ele pode ser sujeito de um desejo sexual que não implica a reprodução. Isso vai além de ele dizer que pode ser mulher ou negro; sugerir a homossexualidade de Cristo é como uma última fronteira de provocação.

6. Por isso é que a Porta dos Fundos acertou: ela expôs a hipocrisia no discurso público bem-intencionado. A partir do momento em que se admite ofensivo que Cristo possa ser homossexual, estamos a implicar que homossexuais não podem participar plenamente da dimensão do divino. E é exatamente pela mesma razão que em 2018 foi censurada a peça de teatro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu, em que Renata Carvalho, uma atriz transexual, interpretava a figura de Jesus.

7. Porém, este texto se desviou do propósito até agora, porque o ataque à Porta dos Fundos só incidentalmente foi motivado por religião e provavelmente não teria acontecido se Duvivier e Porchat não fossem vozes ativas contra o governo Bolsonaro e representativas do pensamento progressista.

8. Um grupo terrorista de extrema-direita, herdeiro do fascismo integralista, fez este ataque para se lançar. Ele foi um crime, mas também um golpe publicitário. Ter sido cometido na véspera de Natal tem simbolismo, e também terá o motivo bem mais prosaico de ser um dia em que os criminosos sabiam que não estaria muita gente na produtora. Lembra um certo plano que um certo presidente teve uma vez de explodir os banheiros das vilas militares, sem machucar ninguém, só para mandar uma mensagem para o ministro que queria reajustar por baixo os soldos dos militares.

9. A conclusão é que o Brasil tem hoje um grupo terrorista de extrema-direita, católico e monarquista. Boa sorte em 2020.