Dimension 1991-2024 (2010)

Encontrei uma joia. E não uma joia qualquer: era praticamente um diamante perdido.
Em 2001, fiz um trabalho sobre Lars von Trier para a universidade. Descobri que o diretor tinha um projeto em curso chamado "Dimension". Li a descrição e fiquei curiosíssimo.
"Dimension" era muito ambicioso: um longa que começara a ser filmado em 1991 e seria lançado em 2024, gravando 3 minutos todos os anos com o elenco que von Trier tivesse mais à mão. Na época, não se sabia muito mais, mas descobriu-se depois que o diretor perdeu o interesse e interrompeu o projeto em 1997. Durante anos, o material gravado ficou guardado sem que ninguém o visse. 
Pensem no que estava capturado nessas imagens. Os estilos, formatos e atores de von Trier desde "Europa" até "Os Idiotas". O Dogma 95 espontando na frente dos nossos olhos. O último papel de Eddie Constantine.
Em 2010, os 27 minutos gravados finalmente viram a luz do dia quando foram lançados como curta num DVD suplemento da revista dinamarquesa Ekko.  Porém, a distribuição foi limitada e, durante anos, não se encontrava na Internet mais do que os primeiros minutos. 
Quando o tempo e a lembrança coincidiam, eu pesquisava tudo o que era site só para ver se alguma coisa nova tinha aparecido. Nunca tive sorte.
Hoje, fazendo mais uma tentativa, descubro que um perfil brasileiro subiu a versão completa de 27 minutos no Youtube. Quase caí da cadeira. 
Se forem fãs de Lars von Trier, vejam, porque isto é uma preciosidade.